segunda-feira, 30 de maio de 2011

PIRATINI ENCERROU COM ÊXITO EVENTO SOBRE EDUCAÇÃO

  Foto Darlan Corral.
SRP-Sociedade Recreativa Piratinense-Foto:Darlan Corral    O Município de Piratini, nos dias 24 a 27 de maio de 2011, sediou o Primeiro Encontro Internacional de Educação e o Quarto Encontro Municipal de Educação, o qual constou de belíssimas atividades na forma de palestras, oficinas e de apresentação de trabalhos científicos e de experiências pedagógicas – evento esse realizado pela Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais, com coordenação da Professora Daniela Pedra Mattos. Sociedade Recreio Piratiniense sediou o evento.

   Dessa forma, fica sinalizado que o tema ‘educação’ vem sendo tratado também nos municípios do interior de nosso Estado, o que demonstra o comprometimento dos educadores, instituições correspondentes e da sociedade como um todo acerca de tal matéria considerada decisiva para o progresso social de nosso país.

    Abaixo, os nomes dos trabalhos e de seus autores, selecionados por comissão julgadora, os quais receberam as respectivas premiações:
Categoria Trabalho Científico
1) DESTAQUE: “O Ensino da Produção Textual na Escola: Relação entre a Teoria e a Prática”. Autores: Marcele Tessmer Blank e Cleide Inês Wittke (UFPel - Pelotas).
2) MENÇÃO HONROSA - "A Tolerância Como Tema Transversal na Escola";
Autor: Juarez Machado de Farias (Câmara Municipal de Vereadores de Piratini);
3) MENÇÃO HONROSA: "Museu Imaginário: Resgate das Memórias e Valorização dos Indivíduos" – Autor: Elizane Pegoraro Bertineti (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, Canguçu, RS).
 Categoria de Experiência Pedagógica  
1) DESTAQUE – “Um Olhar Para a Diversidade e a Diferença: Uma Prática Pedagógica de Educação Inclusiva na Educação Infantil”. Autoras: Ílis Ângela Wickboldt Manetti e Marina Regina Rocha de Moraes (Escola Municipal de Educação Infantil Meu Lar, Piratini, RS);
2) MENÇÃO HONROSA - "Conhecendo o corpo, construindo identidade". Autora: Mari Regina Rocha Janke (Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil – Piratini, RS);
3) MENÇÃO HONROSA - “Construindo o conceito de identidade, família e história”. Autora: Cássia Beiersdorf (Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Constant, Arroio do Padre, RS).

domingo, 29 de maio de 2011

O COLEGA DE BARBOSA LESSA

O piratiniense RUBENS DE MACEDO GARCIA aniversariou no dia 27 de maio de 2011, completando 84 anos de idade. Filho de Pedro Maurício Garcia e de Luíza Izaura Macedo Garcia. Teve sete irmãos: José Acelino Garcia, Naire Macedo Garcia, Elvira Macedo Garcia, Elda Macedo Garcia, Luíza Macedo Garcia, Ione Macedo Garcia, Alaor Macedo Garcia, sendo que os  quatro primeiros são falecidos.
Lúcido, caminhando com firmeza, interagindo com seus familiares, o modo introvertido desse octogenário  esconde várias histórias bonitas, dentre elas a de ter sido colega de aula de LUIZ CARLOS BARBOSA LESSA, na escola Ponche Verde. Seu Rubens nasceu em 27 de maio de 1927, ou seja, dois anos antes do ilustre piratiniense. A foto que ilustra esta matéria mostra o Padre Reinaldo Wist e um grupo de crianças em sua primeira comunhão, dentre elas, Barbosa Lessa, de roupa escura, e o senhor Rubens, o quinto em pé, olhando-se da direita para a esquerda. Teriam, respectivamente, dez e doze anos.        Seu Rubens conta que Barbosa Lessa era um menino muito alegre e brincalhão que já mostrava talento para o teatro, pois adorava atividades circenses, cantava e compunha paródias. Seu Rubens lembra que vinham muitos circos a Piratini, “até muito mais do que agora”. Na própria escola, realizavam-se festivais escolares, onde Barbosa Lessa fazia papel cômico. Apesar de Barbosa Lessa ser filho de um médico, seu Rubens lembra que ele não fazia distinção de qualquer natureza com quem convivia: “todos eram iguais para ele.” Recorda, ainda, que Barbosa Lessa, quando tinha em torno de dez anos de idade, sofreu fratura em um braço quando tentou pular um palanque que era colocado em frente à antiga Loja Percília, na esquina da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Referido palanque consistia em uma madeira colocada para os cavaleiros atarem os cavalos utilizados para meios de transporte e os meninos da época costumavam pular nesses palanques, ou seja, impulsionavam os corpos com os braços e pulavam por cima dos mesmos. “O pessoal até nem acredita que eu tenho essa idade” – diz  o senhor Rubens. Quem o vê, não imagina o manancial de recordações que tem daquele tempo, especialmente, as que se referem à época em que foi menino e colega de Barbosa Lessa. O relógio que aparece na foto, ao lado de Seu Rubens, traduz o tempo, o tique-taque dos momentos que passam em nossos ouvidos e que, na maioria das vezes, sequer os percebemos. Outra foto que fez questão de mostrar é onde aparece ao lado de sua querida esposa, Leda Garcia, já falecida.
Bisavô de lembranças guardadas nos recôncavos do peito, a mão de Seu Rubens aperta as memórias mais queridas que desprende pela voz, em frases curtas, por trás de um sorriso manso de quem se sente bem com a idade que tem.
Piratini e qualquer lugar no mundo se constituem das histórias das coisas e pessoas que os habitam. As evocações do que passou servem para que nos alicercemos no presente para melhor construirmos o futuro. Seu Rubens faz parte de um tempo distante. Ouvir sua fala é considerar a riqueza que todos os idosos sabem transportar.       

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROJETOS E PROTESTOS NO ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

Da esquerda para a direita: Profa. Ângela Passos (Piratini), Sílvia Maria Silveira Corrêa (Canguçu), Juarez Machado de Farias (Piratini) e José Luiz Rodrigues da Cunha (Canguçu)
.................
O dia 27 de maio de 2011 encerra, com glórias, em Piratini o I Encontro Internacional de Educação e o IV Encontro Municipal de Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais de Piratini, com coordenação da Professora Daniela Pedra Mattos.
     É consenso que foi um sucesso a sucessão de palestras e trabalhos apresentados a partir de 24 de maio, na Sociedade Recreio Piratiniense e que tal evento vem fortalecer o nome do Município em níveis inimagináveis, dada à magnitude de tudo o que se testemunhou, desde a qualidade excelente dos palestrantes até a riqueza e variedade dos trabalhos apresentados.
      Ao final do dia 27 de maio, às 19h, acontecerá no mesmo local (SRP) a entrega do Troféu de Reconhecimento à experiência pedagógica e ao trabalho científico vitoriosos, escolhidos pela comissão julgadora, com a palestra, às 20h, "Motivação no Trabalho e Despertar da Atenção" por Jorge Trevisol, às 21h, com leitura da Carta de Apresentação do II Encontro Internacional de Educação e do V Encontro Municipal de Educação, e, às 21h30min, com entrega dos certificados .
        Nas falas dos palestrantes e apresentadores dos trabalhos há uma diversidade de pensamentos e de ações que denotam a importância da educação como mola propulsora para mudanças desejáveis na sociedade.
            Na manhã de 27 de maio de 2011, por exemplo, durante o debate com os apresentadores dos trabalhos, a fala do Professor José Luiz Rodrigues da Cunha, de Canguçu, foi saudada por todos os presentes, com palmas vibrantes. Disse ele: “eu não conheço outra classe profissional que tenha que fazer quermesse e bingo para melhorar seu trabalho”, referindo às dificuldades que os professores brasileiros passam quando têm de fazer sacrifícios para resolver questões como, por exemplo, colocar um vidro novo em uma janela da escola.
                 O referido educador apresentou o trabalho “Nosso Espaço, Nosso Lazer”, juntamente com a professora Sílvia Maria Silveira Corrêa, representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Firmina Simon, de Canguçu, RS, sendo que tal projeto é também assinado pela Professora Patrícia Silveira Zanetti que não pôde se fazer presente.      

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PIRATINI SEDIA ENCONTRO INTERNACIONAL

 

O Primeiro Encontro Internacional de Educação e o Quarto Encontro Municipal de Educação de Piratini começou, em grande estilo. A noite do dia 24 de maio de 2011 estava molhada da chuva generosa sobre a Primeira Capital Farroupilha. O evento apresentou-se como muito bem organizado desde o ato de inscrição realizado por uma equipe de pessoas que agilizou tal processo por meio das iniciais dos nomes de cada participante.
No ato de abertura, com a presença de autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara de Vereadores, destacou-se o pronunciamento do Professor Círio Machado de Almeida, Coordenador Regional de Educação (5ª CRE), que anunciou a implantação do ensino médio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vieira da Cunha, situada no 5º Distrito, lugar denominado “Faxina”, o que representará o desafogamento do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde que absorve alunos do imenso interior do Município, além de submeter os estudantes a um roteiro diário de deslocamentos de ônibus que representa também gastos para os cofres públicos.

A apresentação poética do poeta Pedro Marodin ilustrou, também, a abertura por meio da recitação de poemas de sua autoria aliada a uma coreografia alegre, de estilo circense, que descontraiu a todos. A seguir, a palestra “A Motivação no Trabalho Docente”, apresentada por Ricardo Léon Cohen, foi mais um momento de alegria sob a forma de uma provocação saudável aos docentes presentes a fim de que usem o bom-humor no cotidiano escolar, como artifício pedagógico.

   No dia 25 de maio, o advogado e mestrando Paulo Eduardo Dias Taddei apresentou a palestra “A Ética no Contexto Escolar” que trouxe importantes reflexões como: “é ético o ato de roubar um medicamento de preço inacessível para uso em pessoa incapaz, economicamente, de adquiri-lo?” ou “é ética a demora do Estado no pagamento de precatórios?”. A seguir, a Doutora Lúcia Perez palestrou sobre o tema “As Relações Interpessoais na Escola: Outros Pensares” onde fez provocações aos professores para que estes rompam a mesmice no cotidiano escolar, que parem de se queixar no âmbito do trabalho, que a escola deve ser cheia de alegria, que o conceitos de disciplina com os alunos devem ser repensados para que se invente a possibilidade de uma aula prazerosa com o uso, por exemplo, da arte.

    A apresentação da APAE de Piratini iniciou as atividades da tarde, com muita emoção. Após uma encenação teatral, todos os presentes formaram uma corrente humana de mão dadas enquanto cantava a música de Geraldo Vandré, na voz de Simone: “Caminhando” ou “Para dizer que não falei de flores”. O poema de Mário Quintana – “Deficiências” – foi recitado pelas professoras da instituição, em forma de jogral e encerrou, magistralmente, a participação.

     A Doutora Tânia Porto palestrou sobre “As Tecnologias na Escola: Um Desafio Coletivo” e falou da importância da utilização das tecnologias pelas escolas, porém, com uso adequado de uma metodologia, pois de nada adianta se dispor de meios tecnológicos em sala de aula se o professor não repensar sua metodologia.

      Javier Luzardo falou sobre “A Educação a Distância: Buscas e Possibilidades”. Abordou, em sua fala, sobre o desafio de oportunizar ensino superior de qualidade em locais que não possuem estrutura física universitária. Inquiriu a todos sobre “o que é um professor moderno”. 
     O evento se estenderá até o dia 27 de junho e a expectativa é de que ótimas atrações engrandecerão, ainda mais, o conhecimento dos participantes, bem como se solidificará dentro do calendário municipal.  
               ..........................
Texto e fotos de Juarez Machado de Farias

MORADORES PEDEM MELHORIAS NO BAIRRO PADRE REINALDO

Os moradores do bairro Padre Reinaldo cobram melhorias nas ruas A esquina com rua I segundo os própios moradores relatam a rua sempre que chove e principalmente em tempos de inverno a situação é a mesma fica intransitável, segundo a moradora do numero 245 da rua A Nara Oliveira ao precisar de um táxi o motorista do mesmo não consegui chegar até sua resiência "as pessoas passam em cima da calçada e nao tem como passar pela rua nem mesmo um carrinho de bebe é possivel passar aqui, precisamos de providências por parte do poder publico e que esse problema seja solucionado com obras no local" cobrou a moradora e conforme fica visivel nas fotos o barro pode encomodar a cada nova chuva que chega ao municipio.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ONG LUTA PELA DIGNIDADE ANIMAL.

Dia de correria no domingo,  22 de maio de 2011, nas ruas do centro histórico de Piratini.

  Era uma linda manhã de sol quando se viu o cortejo de muitos cães a uma cadela em cio, todos correndo no meio das ruas, em calçadas, nervosamente dobrando esquinas.
    Além do perigo do aumento populacional de seres caninos neste planeta, o que deve ser, eticamente, controlado para se evitar zoonoses, há o risco de que os cães errantes podem oferecer aos usuários das vias públicas.

  Às 11 horas, as pessoas que utilizavam as vias públicas centrais de Piratini testemunharam uma  perseguição quase cinematográfica de um veículo da Prefeitura a cerca de dez cães que seguiam, em correria, uma cadela em cio.
 Após percorrerem várias ruas centrais, a cadela em cio foi capturada na Avenida Perimetral, pela Presidenta da ONG “Amigo do Bicho”, Vera Lúcia Leopoldo de Oliveira, e pelo servidor público municipal Adil Fagundes Dias. Imediatamente, foi levada  ao canil onde, em curto espaço de tempo, deverá ser submetida à esterilização por médico veterinário. Paralelamente a essa providência, buscar-se-á informações sobre possível responsável pelo animal e, em caso de não se achar o mesmo ou alguém que a adote, a cadela será devolvida às ruas, afinal o Canil Municipal não pode ser um depósito de vidas. Aliás, se alguém deveria estar preso por algum tempo, seria, certamente, a pessoa que abandonou o animal.

  As pessoas que se achavam nas ruas acharam positiva a ação da ONG "Amigo do Bicho" e da Prefeitura de Piratini que, em pleno domingo, demonstraram que o Município está a fazer sua parte no trato dos direitos dos animais mas, infelizmente, as pessoas que abandonaram nas ruas os referidos cães, principalmente a referida cadela em cio, são negligentes com seus deveres ante os animais sob sua responsabilidade.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Conselho de Desenvolvimento Negro realiza audiência publica


Audiência publica  realizada dia 20 de maio no CTG negrinho do pastoreio discute políticas publicas para a assistência e desenvolvimento de Quilombolas e de melhorias a menos favorecidos, encaminhamentos serão levados ao Governo do Estado para serem discutidas , com boa presença de publico e discussões de temas regionais a audiência ocorre durante todo dia.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fogo no lixão, fumaça causa transtornos a moradores

Desde segunda (9) no local onde é depositado o lixo coletado na cidade, uma fumaça densa causa transtornos a moradores próximos do local, o deposito fica um pouco acima do balneário municipal e tem muitas residências próximas o que com a fumaça adentrando as residências os transtornos são enormes, na quinta feira (12) após receber inúmeras reclamações fomos ao local onde constatamos que o fogo queimava principalmente galhos de arvores e capim coletados da  limpeza publica ou podas de arvores, fomos informados por funcionários do local que as tentativas de apagar o Fogo não haviam dado resultados e que  somente com agua, através de um caminhão  pipa, fosse possível debelar as chamas que queimam  por baixo da vegetação ali depositada e por esta não estar totalmente seca causa mais fumaça ainda, entramos em contato por telefone com a fiscal do meio ambiente Karine Ulguim que disse estar tomando conhecimento através da reportagem, informou que naquele momento o pessoal da secretaria do meio ambiente do município estaria tomando as providencias cabíveis e que uma equipe se deslocaria  ate o local para verificar o que poderia ser feito. Tão logo tomou conhecimento equipe da prefeitura estiguiu o fogo no local e as 15 horas ja nao se via mais fumaça.