sábado, 22 de junho de 2013

BRIGADA GARANTE SEGURANÇA DURANTE MANIFESTAÇÃO.


"Manifestação terá oficial da Brigada Militar de Canguçu no comando das operações."
 
                Se existiam dúvidas na população piratiniense sobre o impacto da manifestação de hoje à tarde, a partir das 16:00 horas, intitulada Cara Limpa-Alma Lavada, as mesmas não existiram para a Brigada Militar da cidade, que à cerca de 48:00 horas atrás, solicitou o auxílio do efetivo da cidade vizinha Canguçu e começou a planejar sua atuação durante o ato.
                Segundo as informações colhidas junto ao sargento Reginaldo Dias, somadas as forças da Brigada local (que contará inclusive com oito oficiais do POE - Pelotão de Operações Especiais - que permanecerão de prontidão no quartel da instituição) com as de Canguçu, estarão nas ruas, comandados pelo Tenente Mamedi, cerca de 40 policiais.
                Ainda segundo o sargento, a instrução é zelar pelos manifestantes e permitir o protesto, mas ao mesmo tempo coibir os atos de vandalismo que podem vir a ocorrer. O simples fato da vinda desse reforço já é altamente positivo, tendo em vista que isso trará tranquilidade aos adeptos do movimento que irão em paz e ao mesmo tempo fará com que, se alguém por ventura tinha por intuito depredar ou tumultuar o manifesto, repense os seus objetivos antes de sair de casa e se somar aos protestantes.

Douglas Duarte.

REUNIÃO DA SEXTA-FEIRA, FOI PRODUTIVA, NO LEGISLATIVO MUNICIPAL.



ASCAR/Emater contou com o apoio do legislativo em audiência pública da última sexta-feira

                Após os boatos de fechamento da ASCAR/Emater de Piratini, foi promovida nessa sexta-feira (21 de junho), à pedido do vereador Gilson Gomes, audiência pública onde foram ouvidas a gerente da entidade em Pelotas, Karem Peglow e o secretário de desenvolvimento da pesca e da agricultura Antônio Queiroz. Ambos prestaram contas dos investimentos feitos nos últimos anos, tanto aqui em Piratini como no restante do Brasil.
Foi falado ainda sobre importância da instrução, que os técnicos da mesma disponibilizam aos pequenos agricultores, contribuindo com o conhecimento técnico necessário ao aumento na produção, permitindo que a agricultura familiar seja suficiente o sustento das famílias e a subsistência das mesmas na área rural.
Todos os vereadores presentes manifestaram o seu apoio a entidade. O vereador Mauro Castro, do PMDB, chegou a intitula-la de “mãe” ASCAR, pois, segundo ele, as benfeitorias de sua propriedade no interior da cidade só puderam ser realizadas devido ao auxílio técnico que lhe foi prestado.
Foi deixado na câmara um abaixo-assinado (que já conta com a assinatura de todos os vereadores presentes na sessão), para que a população favorável a permanência da ASCAR/Emater em nosso município, possam assinar também. Resta agora, saber se os esforços do legislativo e da população serão suficientes para que o órgão permaneça em Piratini prestando auxílio ao povo do campo.

Projeto de lei pretende isentar do pagamento do IPTU pessoas de baixa renda que já passaram dos 60 anos

O vereador Marcial Lucas Guastucci, popular Macega, apresentou ao legislativo em sessão ordinária na última sexta-feira (21 de junho), projeto de lei pretende aliviar a carga tributária dos idosos residentes e com domicílio próprio em Piratini.
O projeto de lei número 30 de 2013, consiste na isenção do IPTU (imposto predial territorial urbano) para as pessoas com mais de 60 anos de idade e que tenha comprovada uma renda familiar inferior a dois salários mínimos mensais.
O projeto foi visto com bons olhos pelos demais vereadores e provavelmente deve ser votada a sua aprovação na próxima sessão ordinária, se isso ocorrer, o mesmo ainda fica dependente de ser aprovado pelo executivo, o que deve ocorrer, tendo-se em vista os benefícios que trará a população piratiniense.

Douglas Duarte.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

REUNIÃO ENTRE GERENTES DA CORSAN É REALIZADA EM PIRATINI



“Município de Piratini é incluído em projeto da CORSAN de descentralização e interiorização da superintendência da região sul.”
Na manha da última quinta-feira (20/06) Piratini recebeu os gerentes regionais da CORSAN (companhia rio-grandense de saneamento )para mais uma reunião de interiorização, encontros como este vêm sendo realizados dentro de um projeto da CORSAN  em diversos municípios, Santa vitória do Palmar e Pedro Osório foram às pioneiras, e Piratini integrou-se a ideia da companhia e recepcionou as lideranças regionais da empresa pública, que aqui realizou reunião de trabalho onde foram discutidos assuntos referentes a procedimentos comercias, jurídicos, recursos humanos e outros assuntos de rotina operacional.
A reunião aconteceu nas dependências da câmara municipal de vereadores de Piratini e contou, em sua abertura com a presença de autoridades do município como o prefeito Vilso Agnelo Gomes e os vereadores Mauro castro e Sérgio castro (Serginho), representando o legislativo municipal. O prefeito foi agraciado com uma mateira, entregue pelo superintendente regional da CORSAN Ricardo Freitas, juntamente com a chefe da unidade de Piratini Jane Silveira.

Na oportunidade o prefeito municipal salientou a importância da reunião de interiorização pela troca de informações, destacou ainda a sua visão referente ao maior problema ambiental do país referindo-se não ao desmatamento, mas sim dando estrema importância ao saneamento básico, pois, esta diretamente ligado a saúde publica, chamou a atenção  a questão do esgoto a céu aberto, que além de ser desagradável é responsável por transmitir doenças. O prefeito ressaltou ainda a importância da parceria das prefeituras com a CORSAN, visando o incentivo que cada prefeitura deve dar a empresa, para que a mesma venha a investir nos municípios, com o objetivo principal de proporcionar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. A opinião do prefeito foi apoiada no discurso feito pelo vereador do PDT Sérgio Castro.

O maior destaque do principio da reunião foi a possível renovação de contrato com a CORSAN incluindo a implantação do sistema de escoamento e tratamento de esgoto no munícipio, onde foi destacada a importância de conscientização da população para os benefícios que este tipo de serviço traz, destacando as melhorias como a limpeza da cidade e acrescentando o valor que isso trará para melhorar os índices da saúde pública. 

Falou-se ainda sobre as tarifas provenientes por parte da CORSAN para a prestação deste tipo de serviço, onde foi destacado ainda mais, o motivo da importância de conscientização da população, não só pela questão ambiental, como também a solução para o problema do esgoto a céu aberto na frente das residências, que seria a prazos a serem estabelecidos, resolvido, evitando o mau cheiro e ate mesmo algumas doenças que são geralmente transmitidas devido ao escoamento indevido deste esgoto, falou-se também que a parte mais vulnerável financeiramente da população não seria prejudicada, pois existem amparos que permitem redução de tarifas a esses consumidores.

Na opinião do superintendente regional a reunião descentralizada proporciona uma interação melhor entre as unidades de saneamento, mas também valoriza o município e estabelece uma relação mais próxima com as instituições e com a comunidade, uma vez que no roteiro está previsto visita aos jornais  e entrevistas nas rádios locais.
Sheila kallyna.





quinta-feira, 20 de junho de 2013

ONDA DE PROTESTOS ESPALHA-SE PELO BRASIL E PIRATINIENSES PREPARAM PROTESTO PARA O PRÓXIMO SÁBADO



Para quem já não acreditavam na capacidade da população de levantar-se contra os abusos do poder público, que o brasileiro já não tinha mais capacidade de indignação, que a juventude brasileira estava anestesiada, os protestos dos últimos dias vem nos provando justamente o contrário. Ainda mais surpreendente é que os protestos não estão apenas no centro do país e tampouco são exclusividade das capitais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as mobilizações começaram em Porto Alegre e já existem encontros marcados em Pelotas na quinta-feira (20 de junho), e inclusive aqui, em Piratini, um grupo está organizando um protesto em apoio ao movimento nacional.
                O ato recebeu o nome de “Cara Limpa – Alma Lavada”, em uma alusão ao movimento dos Caras Pintadas, no anos  de 1992, que cobrava o impeachment do então presidente Fernando Collor, já a expressão alma lavada é um convite para que os cidadãos compareçam e “lavem a alma” protestando contra todos os problemas que a população enfrenta. O manifestantes estão se organizando através da rede social facebook, segundo as informações que estão na página do evento, ele ocorrerá no dia 22, sábado, a partir das 16:30 horas. O objetivo é encontrarem-se na praça da igreja matriz, e logo após dar um abraço simbólico na prefeitura municipal. O evento já conta com mais de 350 pessoas confirmadas. É importante destacar que, segundo as informações disponíveis, o ato não está amparado em nenhuma sigla partidária, todos são bem-vindos, indiferente da identificação partidária.
Os protestos começaram em São Paulo, puxados pelo movimento Passe Livre, que reivindica melhores condições no transporte público e a redução do valor das passagem, incitados pela violência da polícia e o desleixo dos governantes terminaram por espalhar-se por todo o país e pelo mundo, chegando, inclusive, ao incrível número de cem mil pessoas nas ruas do Rio de Janeiro, na noite da última segunda-feira (17 de junho). O movimento já não cobra apenas redução no valor das passagens. Engloba agora, uma gama enorme de anseios que há muito, estavam engasgados na garganta da população, mas que mesmo assim permanecia silenciosa dentro de suas casas, tal qual: melhor gestão do dinheiro público, maior investimento na saúde e educação e menores gastos com a Copa das Confederações e do Mundo, e acima de todos eles, o fim da corrupção em nosso país.
Sem dúvida alguma estamos vivendo um momento único e que com certeza estará nos livros de história, daqui a alguns anos, resta a dúvida de onde todos estes protestos nos levarão, se o povo conseguirá efetivamente empreender mudanças, e se caso consigam, -quem serão os líderes que as conduzirão, afinal, até o momento ninguém apresentou-se como um porta-voz do movimento e nem o movimento indicou alguém ou formas para que esses mudanças sejam alcançadas. Seja qual for resultado, apenas o fato de a população estar lutando por seus direitos, já configura uma enorme mudança, ao menos na mentalidade coletiva da nação, que havia tanto tempo aparentava estar acuada e anestesiada com relação ao futuro do Brasil.

Douglas Duarte



terça-feira, 18 de junho de 2013

ARTIGO



Aos tios que ainda acham um absurdo as manifestações nas ruas e na internet
Pensem comigo.
Alguma coisa na história da humanidade já se conquistou sem batalha?
Se os jovens hoje do país estão nas ruas protestando... é porque estão em batalha ativa e pacífica, usando do direito de democracia.
Ai vem os tios e dizem!!!_ah porque são baderneiros e quebram isto e aquilo!Fazem horrores, etc...
Tio! É meia dúzia que quer aparecer, mas a grande maioria quer apenas lutar pelo teu país, pelo futuro do teu filho, neto, e gerações vindouras
Tio! É pra que todos eles tenham uma educação valorizada
Tio!!! Somos apenas jovens que estamos pensando que a hora que tu ficar velho gagá, tu vai ter um atendimento de saúde melhor e será tratado como ser humano.
Tio!!! Se tu é um dos que esta contra... certamente tu não depende do SUS
Tio!! Nos estamos lutando por ti, por nós!!!
Tio!! Apenas estamos fugindo do comodismo que se tornou esta nação!!
Tio!!! Os jovens estão lutando com palavras e bandeiras, o governo e a polícia com armas e distorções!!
Tio!! Estamos querendo valorizar esta amada e idolatrada, pois somos filhos desta “mãe gentil"!!!Ou somos filhos da **?
Tio!! Cadê o povo heróico, brado e retumbante? (estamos tentando ser)
Tio!! Não queremos mais ser apenas gigantes pela própria natureza (que também esta se esvaindo)
Tio!! Queremos que o futuro espelhe esta grandeza, e o nosso céu volte a ser risonho e límpido
Tio!! Saia deste seu berço esplêndido de cômodo e venha com a gente, iluminar o sol do novo mundo
Tio!Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora, a própria morte.

E policial (não generalizando) pense comigo... reflita sobre tudo que escrevi logo acima pro "tio" ....ou seja ...tu é igual a nós cara e estamos lutando por ti também.Enquanto tu cumpre a lei porca deste país....prostitutas ganham R$:2.000,00 ( bolsa puta )viciados em crack R$:1.350,00 ( bolsa drogado ), presidiário R$: 950,00...(criminoso)enfim..devemos ser putas,viciados e criminosos devido ao incentivo do sistema,duvido que teu salário seja isto R$:4.300,00 em bolsas, ( fora as outras que dizem que é pra eliminar a miséria )....então policial a luta é por ti e por todos....

E tio!!! Tu não precisa ir pra rua dar bandeiraço, apenas pode conversar com seus parentes, vir a um site de relacionamento, enfim... cada um fazendo a sua parte é bem rapidinho e mudamos a situação desta chinelagem  que virou o Brasil....
Tio!! Fala pro teu amigo da mídia mostrar a real situação do país...
Tio!! Tu viveste a revolução de 64? Ela começou assim manifestações por todos os cantos... só que naquela época tinha como calar o povo, ( será?)hoje a internet não permite isto!!!
Tio! Enquanto estão dando migalhas de pão e circos pro povo estão roubando o teu dinheiro
Tio!! Eles só nos dão futebol e carnaval
Tio!! Reflita comigo...
Estamos do teu lado somente entenda isto! Queremos fazer por nós... não estamos fazendo uma campanha política...são todos os partidos juntos, todas as religiões, enfim...é "todos por todos "
Vem com a gente!!!! Ou apenas fique com a gente
E na pior das hipóteses ao menos não atrapalhe...
E se você for se basear pelas coisas vá pela internet porque aqui não há edição como na TV que mostra somente o que quer ver...
Obrigado tio!

Jeferson Jonelson De Almeida