sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PALANQUE DO NATIVISMO.

Grupo Folclórico Sentinela da Liberdade, faz belíssima apresentação na primeira noite do 6º Palanque do Nativismo.

CONHEÇA O APRESENTADOR, JURADOS E SHOWS QUE ACONCERÃO ESTA NOITE NO PALANQUE DO NATIVISMO

Apresentador: Professor Jorge Morais
Jurado: Roberto Luçardo (Cantor e Compositor)
Jurado: Telmo Azevedo (Poeta)
Jurado: Luiz Carlos Souza (Compositor)
Jurado: José Carlos Batista de Deus (Poeta)
Espetáculos da noite:
Abertura: Invernada Mirim. do CTG Fogo de Chão e Grupo Folclórico Sentinela da Liberdade
Encerramento: Erivelton Pires






Tainã Valadão.

DANUBIO PEREIRA FALA SOBRE O FESTIVAL

Diretor da Rádio Portal FM Danubio Pereira, e um dos organizadores do festival, em entrevista à Rádio Com FM,  sobre a 6ª Edição do Palanque do Nativismo, falou da expectativa e sobre os shows do festival, que terá hoje, Elivelto Pires, amanhã Jairo Lambari Fernandes na abertura e Grupo Rodeio dos Ventos  no encerramento, e Domingo, Dante Ramon Ledesma.

PIRATINI REALIZA PROVAS NESTE FINAL DE SEMANA.



O município de Piratini, no sul do Rio Grande do Sul, estará realizando vários eventos da Raça Crioula neste final de semana. Entre as atrações estão a 9ª Exposição Morfológica, 8ª Credenciadora de Inéditos, Paleteada Força A e Freio Jovem.
A supervisão será de Cláudio Azevedo, técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 32571325, (53) 99284948 ou pelo e-mail ncccpiratini@gmail.com.
História da ABCCC
A história da ABCCC teve início um pouco antes de sua fundação. Em 1931, alguns fazendeiros e estancieiros do Rio Grande do Sul, empolgados com a ideia de reerguer e padronizar o cavalo crioulo começaram a fomentar o objetivo de constituir uma entidade dedicada exclusivamente a raça.
Foto  de 1932 em Bagé (DR)
O ideal começou a ser bem aceito no Rio Grande do Sul, vindo a tomar forma em uma tarde de verão do dia 28 de fevereiro de 1932, na Associação Rural da cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul. A cidade da campanha gaúcha teve primeira sede da entidade, embora por pouco tempo. Logo após a fundação, a cidade de Pelotas/RS foi escolhida para sediar a ABCCC. Isto ocorreu porque a Associação do Registro Genealógico Sul Rio-Grandense situava-se também em Pelotas.
Assinaram a ata de criação da instituição 22 homens de visão, que uniram suas forças para começar a resgatar e difundir a raça Crioula. São sócio-fundadores da ABCCC os senhores Belisário Sá Sarmento, Benjamim Constat Keller, Cypriano Munhoz Filho, Guilherme Echenique Filho, Januário Dias da Costa, João Alfredo da Silva Tavares, João Macedo Dornelles, João Magalhães Vieira, João Paes Vieira, José Alves Vieira, Julio Paixão Cortes, Leonardo Brasil Collares, Leônidas de Assis Brasil, Luiz Dias da Costa, Manoel Luiz Martins, Marcial Terra, Mário Sá Brito, Octávio Adalberto Esteves, Oliverio de Vasconcellos, Paulo Annes Gonçalves, Ptolomeu de Assis Brasil e Sebastião Dornelles.
Fundada inicialmente como ACCC – Associação de Criadores de Cavalos Crioulos – a instituição iniciou suas atividades nomeando uma comissão de criadores para classificar os animais inscritos para inspeção. Os cavalos considerados crioulos passavam a fazer parte do stud book da raça, dando assim início a padronização e perpetuação dos cavalos crioulos brasileiros. No ano de 1935, a ABCCC começou a tomar corpo. Em janeiro, o stud book crioulo foi cedido pela Associação do Registro Genealógico Sul Rio-Grandense para a entidade, tornando-a mais independente. Com isso, foi preciso alugar uma sede para começar a registrar os animais inspecionados. O local escolhido ficava na rua XV de novembro, 556 e era compartilhada com a Associação Rural de Pelotas.
Atualmente, a Associação conta com uma lista de doze modalidades oficiais, regulamentadas para os cavalos Crioulos: Campereada, Crioulaço, Enduro, Freio Jovem, Freio do Proprietário, Freio de Ouro, Marcha de Resistência, Morfologia, Movimiento a La Rienda, Paleteada, Paleteada Internacional e Rédeas.

Fonte:


Rogerio S. Lucas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FOTO NOTÍCIA




Enxame de abelhas decide fazer moradia no telhado da Escola Ponche Verde, Instituição que tem mais de 1500 alunos, do Pré ao Ensino Médio.









 Tainã Valadão.

PALANQUE DO NATIVISMO TERÁ INTERPRETES E JURADO REPRESENTANDO PIRATINI


Foto:Kimberly Estima.

Neste fim de semana acontecerá em Pedro Osório a 6º Edição do Palanque do Nativismo,
o festival terá duas interpretes representando o Município de Piratini, e contará com três jurados,Roberto Luçardo,  Xirú Antunes, José Carlos Batista de Deus.

 O Programa Fundamentos apresentado pelo Cantor e Radialista Piratiniense Roberto Luçardo que vai ao ar pela Rádio Com Piratiniense 87.9 FM, todos os domingos das 18:00 às 21:00 horas, será transmitindo diretamente do festival, e contará com grandes artistas como convidados. “Espero trazer aos ouvintes do meu Programa vários artistas, e grandes nomes da música neste Domingo”, comentou Roberto.


Tainã Valadão.

ENCONTRO DEBATE EDUCAÇÃO NO CAMPO.



“Percebendo a Escola como espaço plural para um novo campo”
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Maria da Silveira situada no Segundo Subdistrito de Piratini-RS,Passo da Cruz,composta por 320 alunos,sendo 80% alunos da Reforma Agrária,35 professores,7 funcionários e tem como diretora a Prof. Fernanda Tunes Espíndola.
No dia 1* de Dezembro de 2012 a Escola realiza o I ENCONTRO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO que tem os seguintes objetivos:
҉ Possibilitar o debate sobre os problemas da produção da vida no campo;
҉ Buscar a visualização de alternativas da produção da vida no campo e do papel da      escola;
҉ Estimular a auto - estima das famílias do campo;
҉ Valorizar a construção de trabalhos dos alunos e professsores;
҉ Incentivar nossos alunos na busca constante do conhecimento.
O evento contará com a participação da Emater,Embrapa,Secretária da saúde e Assistência social,Observatório do Campo da Ufpel,representante do MST,Caps e alunos do curso da Veterinaria da Ufpel.
A diretora Fernanda Espíndola convida todos para participarem do evento e comunica que haverá ônibus saindo de Piratini as 7hs e 30 min do Passo,passando pela rua principal Av 6 de julho,Bento Gonçalves,Gomes Jardim e Mauricio Cardoso.Motorista Cristiano.


Veja abaixo a programação completa do  I ENCONTRO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO:














Rogerio S. Lucas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FOTO NOTÍCIA


Duas horas depois o tempo mudou, com a chegada de nuvens carregadas trovoadas e relâmpagos. Conforme as previsões climaticas choveu em areas isoladas do Município.



Tainã  Valadão.

FOTO NOTÍCIA


Calor de mais de 30 Graus, céu azul com poucas nuvens na Primeira Capital Farroupilha.








Tainã Valadão.

PALESTRA NA REDE ESCOLAR SOBRE O USO DE DROGAS



Na manhã desta Quarta feira, realizou-se na Sociedade Recreio Piratini (SRP), uma palestra organizada pela Promotora da COMARCA de Piratini, Cristiana Muller, e ministrada pelo Tenente da Policia Militar, Tenente Antunes.
A palestra contou com a presença de todas as escolas do Município, por volta de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade, tendo como objetivo alertar a população e principalmente os adolescentes sobre as consequências do uso de drogas licitas e ilícitas e os prejuizos causados ao Ser Humano, Antunes mostrou para os espectadores exemplos em video sobre a sensação de quem usa drogas, Cocaina, Cola de Sapateiro, Maconha, Êxtase, entre outras. “Eu tive um convite da Promotoria Pública, de realizar está palestra mostrando as consequências do uso do álcool e de outras drogas, e principalmente, a prevenção, para que os adolescentes não venham a se envolver com drogas, já realizei esta palestra em varias cidades da Região como Jaguarão e Pelotas, a mensagem passada nesta palestra é para que não use nenhum tipo de droga, as conseqüências sempre são as piores possíveis”, declarou Antunes.O Militar, solicitou alguem entre os presentes, maior de dezoito anos, que ingerise uma dose de wiski, e logo após fizesse o teste com o Etilômetro, o popular Bafômetro equipamamento usado principalmente em Blitz ou quando há um acidente de trânsito para comprovar uma possivel embriagues, uso de bebidas alcoólicas.


Para a promotora Cristiana Muller “após perceber o problema que a Cidade tem com o grande consumo de álcool e drogas, eu busquei alguém apto para dar uma palestra falando sobre o assunto, o Promotor da Infância e Juventude de Pelotas, Dr José Olavo me indicou o Tenente Antunes, o real objetivo é orientar a população do que está acontecendo e principalmente a prevenir os adolescentes que são o público alvo, das consequências trazidas pelas drogas”, finalizou Cristiana.


 Tainã Valadão.