quinta-feira, 20 de setembro de 2012

20 DE SETEMBRO, O DIA DA GAUCHADA.

20 de Setembro a data máxima do Gaucho, em Piratini, a primeira Capital Farroupilha, o desfile é o ponto alto das comemorações, Piquetes CTGs e entidades tradicionalistas se fazem presentes, em desfile, pelas principais ruas e avenidas da bicentenária “Capital Farrapa
Depois de um dia e uma noite de vento forte e sem energia elétrica que só foi restabelecida por volta da meia noite do dia 19, os bravos cavalarianos desfilam alegres e trazem, cada Piquete ou CTG, no lombo do cavalo ou em carroças e carretas de boi, tratores ou caminhões, todo o orgulho de antepassados Farroupilhas que lutaram contra, o que na época, tinha no capitalismo federal, o jugo sobre os ombros de gaúchos e catarinas, Região ao Sul do Brasil, o peso de impostos e o tratamento desigual, assim liderados por Bento Gonçalves e outros, revoltaram-se em luta desigual, porém, de virtude e ideais em busca da liberdade e do tratamento justo.
Esta é a gente Farrapa,  que não se entrega nem “lançante abaixo”.
PARABÉNS HERÓIS FARROUPILHAS E QUE VIVA O “RIO GRANDE VÉIO”, COM “LIBERDADE IGUALDADE E HUMANIDADE”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VENDAVAL E CHUVA DESTROI ESTRUTURA ANEXA AO CENTRO DE EVENTOS

A forte ventania, na tarde da quarta feira 19, causou estragos no centro de Eventos, as lonas de coberturas foram arrancadas, colocando em desespero quem comercializa seus produtos no local, quase todos os estandes montados foram danificados e os prejuízos ainda incalculáveis o certo é que prejudica em muito toda a estrutura do evento.
A Arena, onde se realiza os rodeios foi totalmente destruída, o vento que deve ter atingido próximos 70 KM horários arrancou as lonas e retorceu a estrutura de ferro,  tornando o complexo em um amontoado e desorganizado monte de ferros e lonas, operários trabalham no local tentando recolocar as coisas em ordem.
Os prejuízos para o evento alem de financeiro são de ordem cultural, pois varias atividades tiveram de ser canceladas.
O MUNICÍPIO ESTÁ SEM ENERGIA ELÉTRICA DESDE O MEIO DIA DESTA QUARTA FEIRA (19), AINDA SEM PREVISÃO DE RETORNO .

terça-feira, 18 de setembro de 2012

UM GAÚCHO "LÁ" DA FRONTEIRA


“Heber Artigas Armua Fróis, (Rivera, 23 de junho de 1947), mais famoso como Gaúcho da Fronteira, é um músico naturalizado brasileiro, e um dos mais conhecidos intérpretes de música regional gaúcha. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaúcho_da_Fronteira.”
Convenhamos que, com um nome desses, não é a toa que é mais conhecido por Gaúcho da Fronteira; aliás quem nunca viu aquele véio de barba larga nas capas de LP, tempos que nem se falava em Cd e  a fita Kassete era a grande novidade. Encerrando  a 11ª noite de festividades , canta “Herdeiro de pampa pobre” na abertura de seu show, seguido de Pisca-pisca ente outros grandes sucessos. Sua presença na Semana Farroupilha de 2012 foi um presente para os verdadeiros gaúchos que cresceram ouvindo os sucessos de Gaúcho da Fronteira.
A irreverência é uma marca registrada desse guapo Xirú que ja passou dos sessenta faz tempo, em uma das suas canções conhecidas  O Gaucho conta de quando teve problemas cardíacos e ficou, em Porto Alegre  hospitalizado, dando um ‘cagaço’ na gauchada nem assim o “homi” não parou quieto e voltou ao cenário musical cantando “cara e coração novos”; esse é Gaúcho da Fronteira conhecido pelas letras bem humoradas, que, em qualquer ocasião arranca aplausos e sorrisos de quem assiste seus shows.
Em sua trajetória artística, O Gaucho, já emplacou todos os programas de TV de Ana Maria Braga a Xuxa com passagens pelo antigo Clube do Bolinha,o esperto gaúcho teve uma relação bem próxima com Val Marchiori, antes de ser famosa e estrelar o reality show Mulheres Ricas (Band). Emplaca sucessos como forrónerão e outros regravados por grupos da cultura nordestina, como Brasas do forró; podemos classificá-lo como um dos poucos artistas riograndenses polivalente, levando nosso ritmo além-fronteiras.

ÊNIO MEDEIROS "VIM TRAZER OS BICHO DA CHUVA"



“Não tem chovido quase, aí eu vim traze os ‘bicho da chuva’” – disse Ênio Medeiros após cantar o Baile do sapucai, na abertura de seu show, onde inclusive fez adaptações na letra, substituindo “gaita” por “bandoneón”( O bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, utilizado principalmente no Río de la Plata, Uruguai e Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. O executante do bandoneón é chamado de bandoneonista.-http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandoneón),instrumento brilhantemente tocado por Ênio Medeiros que canta grandes sucessos como Pedro Mamede, Caseriando, Aporreado  Conhaque, Bicho da Chuva,entre outros .Outro fato que chama a atenção é um gaiteiro e um violeiro canhotos, visualmente , a composição do grupo enfoca ao centro Ênio Medeiros e seu bandoneón.

PARCERIA DA VANEIRA NA 11ª NOITE


Projeto Santo de Casa mais uma vez oportunizando a grupos de pequeno porte,sem grande reconhecimento, um espaço na Semana Farroupilha.Na 11ª noite de shows,a abertura ficou por conta do grupo Parceria da Vaneira,formando um fandango no palco do Rio Grande enquanto o público vai, aos poucos, se acomodando nas dependências do ginásio para acompanhar os demais shows da noite.
Parceria da Vaneira aposta num repertório fandangueiro, cantando músicas conhecidas, inclusive algumas de grupos da chamada “tchê music”.

A CADA CHUVA, CAMINHÕES SÃO REBOCADOS ATÉ O PONTO DE DESCARGA.

Com as chuvas das ultimas horas o problema voltou a se repetir, a subida de acesso do Cerro do Galdino, novamente, impediu que os caminhões que descarregam cereais conseguissem chegar normalmente para descarrega na empresa de comercio e armazenagem de cereais, foi preciso que o sócio proprietário da empresa, Fredo Westermann, disponibiliza-se um trator tracionado para puxar a carreta ate o destino de descarga.
Segundo o empresário a cada nova chuva é o mesmo tormento, “os caminhões não sobem é preciso rebocar com um trator, isso é vergonhoso, qual o incentivo para a produção rural?” questiona o empresário
São poucos mais de setecentos metros que precisam de manutenção e segundo o próprio empresário em poucos dias  uma pá carregadeira, nova, será adquirida  para auxiliar nos reparos do trecho, “vou concertar com recursos próprios” desabafou Westermann.

MANO LIMA ENCERRA DÉCIMA NOITE DE SHOWS


Natural de Itaqui, Mario Rubens Battanoli de Lima, o conhecido Mano Lima, que atualmente tem 59 anos ainda faz grande sucesso com seu estilo musical único que retrata o jeito de viver do povo gaúcho.
Após iniciar sua carreira artística passou a residir em São Borja. Se caracteriza principalmente, em suas composições e canções por sua irreverência, pelo uso de um linguajar rústico, próprio do gaúcho nascido e criado no interior. Suas músicas têm como instrumento principal uma gaita de botão, que ele mesmo toca.
Encerrando a última apresentação da 10º noite de “festa farroupilha”, Mano Lima sobe no palco com a certeza que seu Show foi o mais esperado de toda a noite, e ainda com convicção que o povo piratiniense e da região sul o considera um dos maiores cantores do estado visto que cantaram juntos todos os seus grandes sucessos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DÉLCIO TAVARES : UM SHOW SURPREENDENTE.


A organização do evento surpreende a todos quando no inicio da noite anuncia o Show de Délcio Tavares  natural de Tenente Portela e que vive atualmente na cidade gaúcha de Novo Hamburgo.
Mesmo com seu estilo romântico é muito consagrado pelos inúmeros festivais que venceu, foi também condecorado pela Assembléia Legislativa do RS, com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, em 2006, e indicado como representante oficial do Brasil no 39º Festival de San Remo, na Itália.
O cantor é conhecido por mesclar a música gaúcha com o romantismo das canções italianas, sobe no palco do Rio Grande com um grande público a sua espera, canta e interpreta canções muito conhecidas como “A primeira vez” um sucessodo grupo Os Serranos e “Cavalo Preto” um outro clássico imortalizado na voz marcante de Gildo de Freitas.
Mesmo com tempo nessa segunda-feira não ter ajudado o artista, o público lotou as dependências do Ginásio nessa 3ª apresentação da noite fazendo o espetáculo ficar ainda mais bonito, logo em seguida teremos o encerramento dos Shows de hoje com a sempre marcante presença de Mano Lima.