domingo, 30 de outubro de 2011

PIRATINI BEM REPRESENTADA NO 5º PALANQUE DO NATIVISMO

Interpretes Piratinienses tem boa participação no 5º Palanque do Nativismo de Pedro Osorio, Maria Luiza Ferram interpretou duas musicas, Morada e De Olho No  Céu e Felipe Garcia interpretou Guri de Campo,  ambas as musicas na segunda noite do festival sábado (29), para o comentarista da Radio Com, Ederson Lessan, ambos os Interpretes saíram se muito bem “a Maria Luiza foi bem melhor na interpretação da primeira musica, tem tudo para ser uma grande cantora e se destacar nos festivais, já Felipe Garcia escolheu uma musica muito bonita e teve um bom desempenho no palco” disse Lessan que finalizou “fomos bem representados”.
O 5º Palanque o Nativismo de Pedro Osorio retoma a qualidade dos festivais na Região e junto com as Cidades de Santana da Boa Vista e Candiota forma um triângulo musical a ser seguido pelos demais municípios vizinhos, nos shows do 5 º Palanque, destacamos a qualidade musical de Cristiano Quevedo, João chagas Leite  e Fabiano Bachieri,os shows são uma grande oportunidade para os amantes da Musica de Raiz do Rio Grande do Sul assistirem  seus ídolos de perto.

sábado, 29 de outubro de 2011

PALANQUE DO NATIVISMO COMEÇA EM PEDRO OSORIO

A primeira noite do 5º Palanque do Nativismo, sexta (28) em Pedro Osorio, teve bons shows, Pedro Munhoz e Beto Pires abriram e encerraram respectivamente o festival, a noite foi de belas interpretações, dez musicas foram apresentadas, o destaque é para a cidade de Candiota que já na primeira noite contou com quatro participações, Pedro Osorio e Cerrito fecharam a lista de bons nomes, já no sábado (29) serão doze musicas dum total de vinte e duas que classificam doze para a final de domingo (30), mesmo sendo um festival amador o Palanque do Nativismo é de qualidade e muito organizado; confira pela Radio Com 87.9 fm a cobertura completa sempre a partir das 20 horas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SINDICATO HOMENAGEIA SERVIDORES PELO SEU DIA

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO   

            Pela Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, o Presidente Getúlio Vargas determinou que no dia 28 de outubro comemora-se o dia do Servidor Público.
            No dicionário, “Servidor” é aquele que cumpre com correção os serviços e obrigações; é pontual: o individuo que serve e exerce oficialmente cargo ou função pública.       
            Alguém um dia já disse que “ser Servidor Público é ver mais do que os olhos vêem; ouvir mais do que os ouvidos ouvem; sentir mais do que o coração sente, portanto, o serviço público é mais que profissão: é uma missão!”.
            Se na essência a função pública é velar pelo bem público, o servidor público, na verdade, cumpre seus deveres segundo um código de honra que vai além das normas estatuídas em lei. Que deve e precisa estar na alma de cada um que escolheu se dedicar à coisa pública, ao bem comum e ao interesse coletivo.
            É preciso reconhecer a importância, valorizar e celebrar o Dia do Servidor Público devemos lembrar que o servidor precisa de uma remuneração para viver e cumprir dignamente a sua missão e, que todo servidor deve revitalizar a disposição de não renegar o sentido de sua vocação no exercício das atividades diárias, tendo sempre por inspiração a busca do bem coletivo.
            Serviço público é uma das mais importantes tarefas de uma nação. No serviço público, assim como em qualquer atividade humana, há os bons e os maus, os que cumprem e os que não cumprem os seus deveres Servidor Público compromete-se, ao tomar posse, a cumprir os deveres que a lei lhe impõe, assume o servidor o dever de fidelidade ao bem comum, ao interesse coletivo. Como atrair para o serviço público cidadãos que pensem em primeiro lugar no bem de todos?         Como manter e estimular os que no serviço público se sacrificam pelo bem da coletividade? Como retribuir, com base no merecimento e não em critérios casuísticos os que se dedicam à função pública? Esse não deve ser um desafio restrito a governantes, mas a todos os cidadãos. 
            Ao comemorarmos o dia do Servidor Público, a nossa gratidão e agradecimento àquele que diária e anonimamente contribui com a administração pública, lembrando que um serviço público de qualidade passa, fundamentalmente, pelas pessoas, seus valores, esforços, diferenças e princípios. Que este dia seja motivo de confraternização entre todos, e que o trabalho de cada Servidor contribua cada vez mais e melhor para a elevação da qualidade de vida da sociedade.

Parabéns a todos nós!
MENSAGEM Da: Diretoria do Sindicato dos Funcionários Municipais de Piratini – SFMP -

CONVOCAÇÃO

A diretoria do sindicato dos funcionários municipais de Piratini convoca os servidores efetivos pra reunião dia 29 de outubro sábado às 14h em primeira chamada com numero legal e às 14h e 30min. Com qualquer numero de presentes nas dependências do salão de atos do Instituto Est. De educ. Ponche Verde. Ordem do dia:
Relatório e situação do fundo de previdência, considerações sobre as ultimas revisões salariais e assuntos diversos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PONCHE VERDE, MAIS UMA VEZ SOFRE COM O VANDALISMO


Na manha da segunda feira (24) ao chegar para as aulas da manha, funcionários da escola tiveram novamente a desagradável surpresa de encontra o educandário com sinais de arrombamento e vandalismo, o curioso é que em uma revista preliminar parece que os atos foram mesmo de vandalismo, pois não se deu por falta de equipamentos, na cena ficou alem do teto e do banheiro danificados as paredes foram pichadas com frases como “eu dormi aqui” o que por certo leva a crer que apenas uma pessoa esteve no local, o fato passara a ser investigado pela policia local.

PROJETO DUAS VIDAS SE TORNA LEI MUNICÍPAL

O Projeto "Duas Vidas", previsto pela Lei Municipal nº 1025/2009, de autoria do Vereador Juarez Machado de Farias (PSB), foi inaugurado dia 25 de outubro, às 14hs, no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição. A Lei dispõe que "cada criança nascida nos limites territoriais de Piratini receberá do Município uma muda de árvore nativa, a qual será entregue a seus pais ou representantes, como forma de conscientizar os núcleos familiares para a importância de um meio ambiente sadio."
Com o lema também de autoria do Vereador Juarez - "uma árvore, uma criança: duas vidas de esperança" - referida Lei Municipal, segundo o parlamentar, deverá ganhar destaque tanto em nível local como além dos limites territoriais de Piratini, pois o seu objetivo é sensibilizar, simbolicamente, para as variadas formas de vida, animal e vegetal, o que deverá concorrer para uma visão ecologicamente correta, de espectro biocêntrico."
No dia 11 de outubro, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcones Madruga Farias, o Vereador Juarez Machado de Farias e o servidor Francisco de Jesus Leão Ulguim, encarregado do horto municipal, visitaram o Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde se reuniram com as Técnicas de Enfermagem e Auxiliares de Obstetrícia Ana Júlia Reisnauttd Lima Gonçalves, Leidi Daiane Leal Neves e Sueli Almeida Braga. O Secretário e o Vereador explicaram às funcionárias sobre a importância do projeto que só terá êxito se as mesmas se empenharem para, a cada nascimento, entregarem aos familiares do recém-nascido a muda de árvore nativa. Todas aplaudiram a ideia e disseram que tudo farão para a boa execução da Lei.
Colaborou com informação e foto o Ver Juarez M.Farias

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PROERD NA SEMANA DE COMBATE AS DROGAS


Dentro da programação da SEMANA MUNICIPAL CONTRA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA, no dia 14 de Outubro de 2011, no auditório do Instituto Estadual de Educação aconteceu a aula inaugural do 2° semestre de 2011 do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência - Proerd.   A aula foi ministrada pelo Instrutor Sd Jasson Rodrigues de Oliveira para os alunos dos 5° anos das Escolas Inácia Machado da Silveira e Instituto de Educação Ponche Verde totalizando 46 alunos. 

Colaborou com informações:Sd Jasson Oliveira

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HOMEM COMETE SUICÍDIO EM AVENIDA MOVIMENTADA

A FOTO FOI EDITADA POIS A CENA É CHOCANTE
Um homem aparentando ter aproximados 45 anos de idade, cometeu suicídio ontem por volta das 21:40hs, a cena chocou a comunidade piratiniense, Ariosvaldo Ortiz de Paiva, se enforcou em uma arvore do canteiro central da Avenida Mauricio Cardoso, próximo ao Supermercado Weege da Vila Nova. A Avenida é bastante movimenta, porem ninguém viu a hora em que Ariosvaldo enforcou-se, os motivos que o levaram ao ato também são desconhecidos, a ocorrência foi atendida pelas Policias Militar e Civil.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SINDICATO OBTEM DECISÃO FAVORÁVEL AO REAJUSTE DE SALÁRIO

Proposta pelo executivo em 2009 a lei n° 1017/2009, garante como data base para o reajuste anual do funcionalismo público o mês de fevereiro de cada ano, colocando como reajuste, segundo o Artigo 1° e 2° onde garante o percentual de Revisão Geral anual  de 8 %. No ano de 2010 o percentual de reajuste foi concedido em três  parcelas de 3 % o que levou o sindicato da categoria a ingressar na justiça obtendo uma decisão liminar favorável ao cumprimento do que diz a Lei, em liminar concedida pelo Juiz da Comarca de Piratini Dr. Roger Xavier, em sua decisão o Magistrado julgou procedente a ação pleiteada pelos municíparios “Julgo procedente o pedido formulado pelo Sindicato dos Servidores Públicos  de Piratini contra o Município de Piratini, para condenar o réu ao pagamanto do índice previsto no artigo 1° da Lei em comento, valores corrigidos monetariamente pelo IGPM desde o vencimento e acrescidos de 1 % ao ano a contar da citação” assim consta no despacho do Processo 118/1.10.0001121-1

terça-feira, 18 de outubro de 2011

MORADORA RECLAMA DE ESGOTO A CÉU ABERTO


A Moradora da Rua Jornaleiro Rural nº 118, reclama do esgoto que passa por dentro do terreno de sua propriedade, segundo Solange Bueno, se não forem tomadas providências, logo a casa que fica nos fundos do pátio poderá cair, "fiz um muro dois anos atrás e com as chuvas decorrentes do inverno veio tudo abaixo, as águas desembocam todas dentro do meu pátio a nada é feito para contelas" reclama a moradora, um outro problema é o esgoto coletado das residências acima do local que dali toma o curso da Sanga da Ernesta, situação essa a muito, carente de obras para a coleta correta dos degetos domésticos, obras já foram anunciadas porém nunca iniciadas, verbas já foram perdidas por não haver licenseamento ambiental para que as obras sejam realizadas.

sábado, 15 de outubro de 2011

AGENTES DE SAÚDE NAO RECEBEM SALÁRIOS A TRÊS MESES

A comunidade do cancelão, distante 10 km da sede, conta com um moderno posto de saúde, porém os agentes contratados estão há três meses com salários atrasados, em reunião realizada na manha da quinta feira 13, que contou com a participação do secretario de saúde Diego Espindola e do prefeito municipal Vilso Gomes, os funcionários reivindicaram o pagamento, pois segundo eles a situação com as dividas no comercio local preocupa a todos, são contas atrasadas e dividas bancarias que deixam de ser pagas, todos são unanimes em cobrar que a folha com os servidores seja colocada em dia, para o senhor Israel, líder comunitário do bairro é imprescindível o atendimento do posto local e como ele mesmo citou na reunião “não podem essas pessoas receber os salários com tanto atraso é preciso ouvir os agentes e o prefeito eu estou do lado do que é correto” afirmou o líder, já o prefeito apresentou a proposta de pagar um salário ainda esse mês e ate novembro buscar recursos para quitar os débitos, proposta que ficou para ser analisado pelos agentes e posteriormente ser comunicada ao executivo; no PSF os agentes comunitário de saúde, trabalham contratados pela Associação Comunitária da Venda da Lata em um convenio firmado com a prefeitura municipal.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FERIADO DE MOBILIZAÇÃO PELA VIDA.

Com o objetivo de alertar para os malefícios do consumo de drogas a sociedade civil se mobiliza em Piratini, enquanto em outras cidades do País pessoas se reúnem para tentar a liberação do consumo de maconha, defendidos entre tantos pelo ex-presidente da republica Fernando Henrique Cardoso, aqui pelos pagos tupiniquins, liderados pela OAB Subsecção Piratini, em parceria com o Executivo Municipal e apoiado por diversos seguimentos, é realizado de 10 a15 de Outubro a Semana de Combate as Drogas e Violência, segundo  Drª Mirian Borges, presidente da OAB local, e uma das idealizadoras do projeto há o resgate pela vida “somente podemos ser felizes com a valorização da família, precisamos de convívio familiar educação de nossos filhos esse evento tomou proporções que não imaginava, é a união de todos sejam seguimentos da sociedade ou religiosos, todos estão unidos por dias melhores, isso começa com o combate ao uso de drogas e o fim da violência domestica é isso que queremos para as gerações futuras um convívio harmonioso” destacou a advogada bastante emocionada com a grande aceitação do projeto pela comunidade local.

PT DE PIRATINI REALIZA ENCONTRO DE FILIADOS

Com a proposta de construir o partido no município, discutir as eleições do ano que vem e confraternizar, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Piratini realiza no dia 16 de outubro, domingo, o Encontro de Filiados do PT, na Sociedade Recreativa e Cultural 13 de Maio (Senegal), a partir das 9h. Entre os convidados está o dirigente regional do partido, Cláudio Pereira (Batata). 
Conforme o presidente do diretório municipal, Gabriel Barcellos Nunes, todos os filiados e simpatizantes do PT em Piratini são convidados para o evento. "Juntos vamos construir um PT cada vez mais participativo na comunidade de Piratini, sempre na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade", destaca. Também neste momento serão recebidos pelo partido uma série de novos filiados nas campanhas de filiação deste ano, entre eles vários possíveis candidatos.  

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ATALAIA, O DIREITODE IR E VIR.

A estrada do Atalaia, de aproximadamente 20 km, encontra-se há muito sem manutenção. O  local tem um bom número de moradores, campos lindos e bem cuidados associados à paisagem bucólica e a costumes seculares. As  pessoas do local são pouco falantes e pedem sempre o anonimato quando fazem reivindicações ao poder público  mas reclamam com veemência da situação vivida naquela localidade. As  fotos que ilustram esta matéria dispensam a dissertação de um texto explicativo.

domingo, 9 de outubro de 2011

FOTO DA SEMANA

Na foto da semana, registramos Cães em frente a porta principal do Hospital local, é grande a quantidade de animais dessa espécie soltos nas ruas, tanto nos bairros da periferia como no centro da Cidade.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

RECUPERAÇÃO NA RUA MANOEL LUCAS DE LIMA É EFETUADA

Na Rua Manoel Lucas de Lima as reivindicações dos moradores, quanto ao calçamento, foi atendida pelo poder competente, na manhã da quinta feira (6) por volta das 10 horas, o trabalho de recuperação do calçamento estava parcialmente concluído faltando pequenos reparos para que a rua fique nas condições adequadas de trafegabilidade.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MELHORIAS SÃO NECESSÁRIAS

Moradores do Bairro Cancelão cobram melhorias, conforme verificado na manhã da quarta feira (5), em muitas ruas há esgotos que correm a céu aberto, segundo moradores do local há mais de vinte anos o problema se arrasta, e não é tomada nenhuma providencia por parte das autoridades competentes, por certo com a chegada do verão que se aproxima, a presença de insetos e pernilongos incomodara muito os moradores do local, além do mau cheiro exalado, pois alem da água os dejetos de fossa, ralos de pia e banheiro também estão saindo para o meio da rua; já na Estrada do Caneleira a situação e precária e necessita de uma recuperação, patrolamento e encascalhamento, pela estrada além do trânsito de moradores também há transporte escolar, o que necessita ainda de mais precaução.
FOMOS INFORMADOS PELO ZELADOR DO BAIRRO CANCELÃO, QUE UMA LICITAÇÃO ESTA EM ANDAMENTO PARA QUE A TUBULAÇÃO SEJA COLOCADA NO LOCAL.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SITUAÇÃO PERDURA POR SETE MESES

Moradores da Rua Manoel Lucas de Lima reivindicam que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Urbanos, reponha o calçamento em frente às residências de números 53 e 67, pois desde março quando obras eram feitas no local, os bloquetes que compõem o  calçamento foram retirados,  meia pista ficou na situação que se encontra, não permitindo que veículos possam trafegar pelo local, segundo Dnª Maria moradora do local, na sexta 1° de outubro, com as chuvas que ocorreram na região, o automóvel que possuem atolou em frente de casa, não permitindo assim a entrada do veículo na garagem  “essa situação e desde março já falei com o Prefeito com o Vice que também é Secretario de serviços urbanos e não resolvem nada, já estamos em outubro e toda vez que chove a situação é a mesma a água quase invadindo a casa o carro não tem como entrar na garagem, esta na casa de vizinhos, sexta teve que ser rebocado para desatolar não temos mais a quem recorrer por isso estou recorrendo aos meios de comunicação, pode ser que assim tenha uma solução” declarou a moradora indignada.  O fato é que da maneira como esta as condições são precárias e não permite que os moradores dos dois imóveis citados entrem nas garagens com seus automóveis, um pouco mais adiante o calçamento foi recolocado, mas os entulhos não foram retirados e também ainda causam transtornos a moradores e transeuntes.

domingo, 2 de outubro de 2011

DEPUTADO PEDE UNIÃO PARA OBRAS DA NOVA PONTE

O Deputado Estadual Catarina Paladini, (PSB), esteve em Piratini na tarde de sábado 1° de outubro para participar de reunião do seu partido realizada na Câmara de Vereadores, Catarina reassumiu o compromisso de juntar esforços para que as obras da nova ponte sobre o Rio Piratini no Passo do Costa tenha inicio logo “precisamos unir forças ir até o Secretario visitar o Governador, é hora de deixar de lado as ideologias partidárias e fazer política com dialogo em busca do que é melhor para o cidadão, na época da campanha eu disse aqui em Piratini que queria representar vocês na Assembléia e hoje estou fazendo isso de forma responsável dialogando com todos os partidos, assim se faz a boa política, as forças do Município precisam  ir a Porto Alegre dialogar com o Governador, eu reafirmo aqui estive com o Secretario Beto Albuquerque e ele me disse que dentro do Orçamento do Estado serão seis milhões para essa obra, vamos unir forças e demonstrar interesse para que as coisas aconteçam” disse o Deputado, Catarina se mostra otimista e diz que quer ver o crescimento do seu partido no Rio Grande do Sul, sobre a nova ponte, deve ter em torno de 140 metros, com duas vias de tráfego, servira para escoar a produção do município como por exemplo a produção agrícola e madeira até o Super Porto de Rio Grande.   

sábado, 1 de outubro de 2011

CENTELHA DA CHAMA VEIO DE PORTO ALEGRE A PATA DE CAVALO

A Centelha da Chama Crioula, este ano, não foi extinta como em anos anteriores, em um projeto de lei do Deputado Estadual Adilson Troca (PSDB), aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa, propiciou que a Chama fique acesa permanentemente no Município de Piratini.
O projeto agrada em cheio as Autoridades Municipais que assim visualizam a possibilidade de novos empreendimentos na área do turismo podendo assim alavancar novos rumos na economia local, por certo um Monumento, se bem aproveitado trará para gerações futuras novas possibilidades, fomentara o comércio local e novos empreendimentos poderão trazer lucratividade e geração de empregos, esperamos que futuros governantes preservem e fomentem essa possibilidade tão atrativa e quem ganha com isso são as futuras gerações.