quinta-feira, 28 de julho de 2011

E OS PEDESTRES PASSAM ONDE?

Em quase todas as cidades, ao se começar uma obra, sendo preciso ocupar a calçada se constrói uma passarela alternativa, geralmente de tábuas e com um metro de largura, para que pedestres possam circular livremente sem a preocupação com os automóveis que circulam na via de rolamento, ruas ou avenidas, pois em Piratini há pouco tempo nas obras de recuperação do Museu Farroupilha era possível visualizar a passarela conforme manda o bom senso,  fato que em outras tantas obras não e respeitado o pedestre tem direito de ir e vir em segurança, conforme podemos ver na foto ao lado, em poucos minutos observando é possível flagrar pedestres pelo meio da rua junto aos carros visto que o local, Av 6 de julho, é próximo das entradas do Pronto Atendimento e entrada principal do Hospital local, fica o alerta e providencias precisam ser tomadas. Sera que existe alguma coisa prevista no código de posturas do Municipio? 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MOTORISTA BATE E ABANDONA VEICULO

O fato é no mínimo curioso, um Chevette Hatch, com placas da cidade de Pinheiro Machado esta abandonado na estrada que liga Piratini a Pinheiro Machado, segundo informações da Brigada Militar o condutor teria batido com o carro junto ao barranco da estrada e abandonado o veiculo, o mesmo já se encontra parcialmente depenado, motor, três das quatro rodas e partes do interior já não se encontram no veiculo, não se sabe se foram retiradas pelo proprietário ou se foram furtadas, o abandono do automóvel tem gerado descontentamento de moradores da localidade distante aproximadamente 7 km da cidade, “como pode um carro ficar assim na estrada abandonado vão atrair gente para roubar as peças e isso coloca em risco os moradores aqui próximos” questiona uma moradora do local que não quer ser identificada; a estrada em que o carro esta abandonado é de jurisdição da Policia Rodoviária Estadual.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PIRATINI COMO CENTRO DE REFERÊNCIA EM OTORRINOLARINGOLOGIA

Piratini , um centro de referência em otorrinolaringologia para os 21 municípios que pertencem à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O projeto piloto que será implantado a partir de 25 de julho no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição deve suprir a demanda reprimida de cinco mil pacientes que aguardam por atendimento nesta área na Metade Sul do Estado. Somente em Piratini cerca de 170 pessoas esperam por uma consulta.
A prestação do serviço será possível mediante um convênio que foi estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura de Piratini e o hospital do município, que investiu aproximadamente R$ 50 mil na infra-estrutura. Serão oferecidas consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade.
Como o hospital possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de pequeno porte, o secretário de Saúde Diego Espindola explica que os procedimentos de alta complexidade serão encaminhados para Rio Grande. Neste primeiro momento a expectativa é oferecer 250 consultas ao mês, mas a 7ª CRS, que atende Bagé, também está interessada em estabelecer parceria.
Adaptações no hospital, aquisição de aparelhos específicos para a área e a contratação de uma equipe para prestar o atendimento totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fazem parte do convênio. No total seis pessoas foram contratadas, dentre elas fonoaudiólogos, cirurgiões otorrinolaringologistas, instrumentador cirúrgico e anestesista. As consultas serão realizadas mediante agendamento, portanto os interessados já podem procurar a Secretaria de Saúde do seu município.

Fonte:Acessoria de Imprensa

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MORADORES RECLAMAM DO DESCASO COM OS RESTOS ORIUNDOS DAS REMOÇÕES NO CEMITÉRIO

Procurado por moradores a reportagem esteve no local quarta feira (20) onde constatou a existência de restos de remoções colocados na parte lateral da Rua Princesa Isabel bem ao fundo das residências de n° 415 e 403, são restos de caixões e roupas ali depositados para posteriormente serem recolhidos, “as tumbas são esvaziadas e vem para ca os restos de madeira dos caixões, deixados conforme vocês podem constatar a céu aberto, flores coroas tudo fica aqui, são 33 metros de muro que precisaria ser feito para separar as residências do interior do cemitério” desabafa o Sr Aristeu Rodrigues, um dos moradores mais antigos do local que completa “moro há 58 anos aqui e faz muito tempo que reivindicamos que seja feito o muro, mas ta sempre do mesmo jeito, outro problema que enfrentamos é com o encanamento que vem dos banheiros, como é encanamento com manilha sempre vaza a água que acaba na porta da cozinha a gente solicita que seja tomada providencia porem a informação que sempre nos dão é da falta de recurso para as melhorias necessárias” conta o morador. O cemitério e administrado pela Prefeitura Municipal  através da Secretaria de Urbanismo; a solução definitiva passa pela construção do muro separando as residências do Cemitério.

"UM CHÁ DE BANCO" NA FILA DO BANCO.

O Vereador Juarez Machado de Farias (PSB),  na reunião ordinária de 18 de julho de 2011, da Câmara de Vereadores de Piratini, apresentou uma proposição em forma de correspondência ao Prefeito Vilso Gomes para que seja aplicada a Lei Municipal nº 087/98  que institui o atendimento diferenciado para idosos, deficientes e gestantes a partir do 6º mês de gestação nos estabelecimentos bancários do Município e o tempo máximo de espera na fila. Na justificativa, o parlamentar socialista declara que "é direito da população piratiniense, como pagadora de tributos, ter o devido atendimento como cliente das instituições financeiras de nossa municipalidade e, atualmente, são grandes as queixas dos seus usuários pela demora nas filas, o que pode e deve ser corrigido por meio do exercício de legislação disponível e aplicável ao caso.” Esclarece Juarez que  não se pretende, com esta proposição, qualquer indisposição com as gerências e funcionários das agências bancárias de Piratini que, certamente, demandam todos os esforços para bem atenderem todas as pessoas que a elas acorrem, mas, sim, buscar de suas gerências superiores as medidas necessárias para tal correção, como, por exemplo, a contratação de mais atendentes.
 A expressão popular "chá de banco", segundo Juarez, aplica-se literalmente ao caso, ou, nesta circunstância, "chá de fila", pois há, realmente, muitas reclamações, como a de que uma pessoa idosa esperou uma hora e quinze minutos para atendimento, o que configura verdadeiro atropelo aos direitos dos cidadãos. O Vereador, na defesa da proposição, cita casos de interdição de agências bancárias, ocorridas pela lentidão nos atendimentos, o que implica, às vezes, em aplicação de multas. A proposição foi aprovada em plenário e encaminhada para apreciação do executivo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DESATENÇÃO OU DESOBEDIÊNCIA AOS SINAIS DE TRÂNSITTO?

As regras de trânsito, em alguns casos, parece ficarem em segundo plano, pois no flagrante de um leitor do blog dois veículos encontravam-se ao mesmo tempo estacionado em local proibido, ao lado do Banco do Estado, existe a placa indicando que no sentido único da rua é permitida apenas a parada do carro forte, o que transporta o dinheirinho de cada dia, em total desatenção ou desobediência é comum encontrar veículos ali estacionados. O trânsito precisa de regulamentação e locais alternativos para estacionamento.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESGOTO A CÉU ABERTO E PEDRA GIGANTE COMO VIZINHO.

Moradores do loteamento Madeira reivindicam por melhorias nas ruas e encanamento de esgotos, na manha de sexta feira (15) uma situação nada agradável pode ser presenciada próximo a residências ali existentes, o esgoto que vem da rua de cima atravessa a rua e passa na porta da cozinha de uma residência, dona Doralice que mora no local a pouco mais de dois meses diz ser insuportavel a situação, segundo a moradora em entrevista ao programa Bom Dia Comunidade da Radio Com FM 87.9, relatou que o vice prefeito e secretário Vitor Ivan foi por eles procurado e informou que não  há canos para canalizar o esgoto e que o culpado seriam os moradores das ruas que ficam acima da casa “não sei mais o que fazer soubesse não teria comprado o terreno aqui e horrível o mau cheiro a gente já fez ate uma valeta para que os dejetos não fiquem parados na porta da cozinha, e se tiver assim no varão não sei o que fazer, procurei o pessoal da prefeitura e não resolveu nada” declarou a moradora da rua Altino Marcelino dos Santos n° 84, o certo é que alguma providencia devera ser tomada, logo após o final da reportagem um Funcionário da Prefeitura informou que ainda na parte da tarde estaria sendo feita uma analise para ver o que poderia ser feito no local.
Já no bairro Princesa Isabel a situação não deixa por menos a moradora de uma esquina tem como vizinha de sua casa uma pedra gigantesca que segundo ela sempre em época de campanhas políticas todos prometem uma solução, Marivone moradora do local há oito anos questiona “a pedra não é histórica por que não removem ela daqui olhe e comprove com as chuvas dessa noite encheu minha casa de água, vem pela área entra pela cozinha e alaga tudo e sempre na época da campanha política todos prometem uma solução, passa a campanha e eu fico esquecida” declarou à moradora, a pedra fica na esquina das ruas Oracyo Garcia de Farias com Geraldo Madeira no bairro Princesa Isabel.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PIRATINI REALIZA 4° CONFERENCIA DE SAÚDE.

Na manha da quinta feira às 9 horas da manha foi aberta a 4 ° conferencia de saúde do município com a presença de autoridades locais e do presidente da ACEDISA  o Sec. de Saúde de São Lourenço Dr Arilson Cardoso, já na sua fala de abertura o Sec. de Saúde de Piratini Diego Espindola falou da importância do município hoje uma referencia em saúde publica para a região “Piratini vem se tornando referencia graças ao trabalho incansável  que a secretaria de saúde vem realizando, essa semana em Brasília obtivemos junto ao ministro Padilha a garantia de duzentos mil para construir a UBS da vila nova, segunda dia 25 as 8 horas começa o atendimento de otorrinolaringologia no município, seremos referencia para quase setecentos mil pessoas na região o que antes parecia uma utopia hoje é realidade, espero que nesta conferencia se possa tirar encaminhamentos debater a saúde no município, escolhremos os dois delegados para a conferencia  estadual de saúde” declarou Diego, já para o presidente da ACEDISA o fato de Piratini se tornar referencia e fruto de um trabalho de muitos anos e da persistência da administração publica “aqui foi meu primeiro contato como medico de comunidade por isso esse carinho tão grande com a cidade e com o povo daqui tenho certeza do trabalho aqui realizado, por isso essa referencia em muitas áreas na saúde publica o que municípios de grande porte não conseguem fazer aqui se faz” disse o presidente da ACEDISA, já o vice prefeito Vitor Ivan  cobrou maior participação das forças vivas do município “quero aqui dizer que os “iluminados de esquina” aqueles que tudo criticam e tudo sabem tem soluções para tudo perderam a oportunidade de aqui estarem e debaterem no campo das idéias a saúde publica, graças ao trabalho do Vilso quando administrador do hospital conseguimos organizar a saúde no município ate então precária” declarou o vice, já o prefeito Vilso Gomes destacou o trabalho em equipe “ninguém faz nada sozinho essa equipe liderada pelo Diego a equipe do Hospital todos trabalham incansavelmente junto ao conselho de saúde do município e a comunidade, o tempo não e de politicagem mas sim de boa política como ciência que é a participação de todos assim tratamos nossos munícipes com igualdade nessa conferencia debatemos a saúde num todo para mim o SUS é o melhor plano de saúde do mundo só vai mal onde os gestores públicos administram mal”declarou o Prefito. A conferencia debateu  o uso do SUS, gestão e financiamento, participação judicial no processo de saúde publica, ações de saúde no município, a sustentabilidade financeira da saúde publica e encaminhamentos gerais.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

PONTE OFERECE RISCOS NA ERS 702

Depois de ser anunciada uma possível duplicação da  Ponte do Costa, sobre o Rio Piratini na ERS 702 estrada que liga a BR 293 a Piratini, a principal porta de entrada da cidade, pois a ponte continua em péssimo estado de conservação e oferecendo risco a quem por ali passa, na quarta-feira 11, flagramos a situação da ponte quando um caminhão pesado ou ônibus passa sobre a mesma, por volta de 10 horas da manha  quando realizávamos a matéria um Ônibus do transporte coletivo passava na ponte seguramente a mais de 70 km horários quando a velocidade é limitada em 20 km, a ponte estremece toda como se fosse  despencar sobre o Rio, logo em seguida uma carreta que ia da cidade sentido BR 293 também passou pelo local e a sensação é ainda pior, os buracos no asfalto sobre a ponte denunciam as péssimas condições das ferragens de sustentação, são vigas de ferro expostas e completamente corroídas pela ação do tempo, em rápida pesquisa na internet encontramos informações em sites de noticias datadas do ano de 2003 quando a ponte inclusive esteve interditada, ora pois sendo a principal via de acesso ao município é inadmissível tal situação, o município sendo um pólo madeireiro necessita no mínimo de uma reforma na ponte que é tombada pelo patrimônio histórico tornando assim ainda mais difícil um concerto ou restauração.
           Uma nova ponte seria a solução visto que a atual permite a passagem de apenas um veiculo por vez e com uma nova ponte poderia tornar- se um cartão postal no município, o certo é que o perigo é eminente e providencias precisam ser tomadas com urgência, motoristas que passam sobre a ponte desconhecem os riscos reais ali oferecidos, um outro trecho da estrada que tem em torno de 15 KM próximo da BR ficou apenas na primeira capa de asfalto e não foi concluído o que já ocasiona inúmeros buracos, autoridades do município precisam agir rápido junto ao DAER, órgão do governo do estado que cuida os 35 Km da ERS 702.
                       


terça-feira, 12 de julho de 2011

VEREADOR USA TRIBUNA E DEFENDE INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

O vereador Juarez Machado de Farias usou a tribuna da câmara de vereadores na reunião ordinária do dia 11 de julho para defender a forma com que o Legislativo Municipal vem informando a população através do radio e do jornal, ao mesmo tempo defendeu que mais meios de comunicação sejam usados, assim priorizando a informação aos munícipes, em seu discurso saudou o Presidente Isnaldo Rickes.
“Ao cumprimentar Vossa Excelência pela forma dinâmica e ilustrativa com que se revestiu, em vossa administração, o programa radiofônico ‘Rádio Câmara’, solicito seja o mesmo mantido com tal feição, o que significa que o Poder Legislativo de nossa Primeira Capital Farroupilha está a cumprir suas obrigações constitucionais, especialmente, as previstas no art. 37, quanto ao dever da publicidade dos atos da administração pública.
Ora, Excelência, a população piratiniense, é a pagadora de tributos e, por conseqüência, dos subsídios dos vereadores e de toda a estrutura deste parlamento. Logo, tem o direito de ser muito bem informada acerca da atuação dos parlamentares por ela escolhidos, legitimamente, para, também, e igualmente de modo legítimo, atuarem conforme os ditames da Lei Orgânica Municipal.
De outro lado, diante da ressonância positiva de referido espaço de imprensa junto à comunidade piratiniense, reitero a solicitação apresentada por mim e aprovada por unanimidade na legislatura 2005-2008 para que seja o mesmo veiculado, também, na Rádio Com Piratiniense, o que simbolizará maior compromisso desta Casa Legislativa com a transparência de seus atos”. Finalizou o vereador.

sábado, 9 de julho de 2011

CLIC DE BELEZA






Nome: Camila Sandy
Idade: 16 anos
Curso:  2° ano ensino médio
O que mais gosta: cantar, dançar e namorar
Um sonho: fazer faculdade de nutrição
Cidade: Piratini

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A JUVENTUDE CONTRA AS DROGAS E VIOLENCIA.

Dentro das comemorações dos 222 anos do município foram realizadas uma serie de atividades comemorativas entra as atividades A Semana da Cultura é destaque por contribuir para o conhecimento e aprimoramento sócio cultural no município,o Secretario de Cultura Desporto e Turismo,Sergio Castro destacou que a programação atingiu os objetivos
"Na condição de Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Turismo fazendo uma Programação onde posso destacar que a mesma atingiu os objetivos propostos, tendo em vista que o objetivo principal que era interagir junto a Juventude com palestras educativas, Shows Artísticos envolvendo a Juventude e uma extensa atividade Esportiva. Tudo isto nos dá a certeza de que cumprimos com a meta almejada e acredito que a população Piratiniense também saiu realizada pois qual o pai ou a Mãe que não quer ver seu filho participando em atividade que lhe proporcionem uma melhor qualidade de vida. Diante desta proposta agradecemos imensamente a participação das Escolas, Professores, Alunos e funcionários que não mediram esforços para participar em todas as atividades definidas pela programação. Também não poderíamos deixar de registrar a participação de tantas outras entidades que atenderam o nosso chamamento e nos deram um retorno altamente gratificante participando em todas as atividades propostas, declarou Castro.
Dentro da programação no dia 05 de Julho foi realizada a gincana  A JUVENTUDE CONTRA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA no SRP, com participação das escolas da sede do Município e do interior.
A premiação foi entregue no final da caminhada e no dia 06 de Julho foi realizada a caminhada A JUVENTUDE CONTRA AS DROGAS EA VIOLENCIA com trajeto da Prefeitura Municipal até a Praça Inácia Machado da Silveira. Entidades participantes da caminhada: Equipe ELO de ciclismo, grupo de caminhada do PSF CANCELÃO/AGROFIL, Alunos do PROERD da Escola Ponche Verde,  Alunos do PROERD da Escola Ruy Ramos, Alunos do PROERD da Escola Inácia Machado, Alunos do PROERD da Escola Vera Moreira, Alunos das escolas Pinto Bandeira e Mário Quintana do 2° Distrito de Piratini, Grupo de Idosos da 3ª Idade, Senhorita Piratini, Prenda da Capital e demais pessoas da comunidade,contribui com informações e fotos para a matéria o Soldado Jasson um dos coordenadores do PROERD em Piratini.                                   

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O RELÓGIO LITERALMENTE PAROU NO TEMPO

Em algumas cidades do mundo os relógios são famosos,Londres o Big Ben, quando se fala que alguém é pontual ou alguma coisa funciona bem se diz “como um relógio suíço”, pois não é que o nosso “suíço” parou de funcionar a algum tempo; o relógio que fica no centro da cidade em frente ao terminal rodoviário, marcando as horas é claro, e com outros atributos, temperatura e exibindo pequenas mensagens em seu painel eletrônico não funciona já algum tempo, tentamos conversas com pessoas que trabalham próximo dali para saber mais ou menos a quantos meses o mesmo esta assim mas em cidade pequena as pessoas são tímidas em se identificar, um senhor que trabalha por ali diz “há já faz tempo e pior que custou um dinheirão para o município” questionado sobre quanto tempo e que valor custou o relógio,” não vai dize meu nome mas faz uns seis meses que ta parado e o dinheiro o povo comenta mas não sei ao certo”. O certo é que, o Digital, precisa de manutenção para voltar a informar e embelezar nossa cidade. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PIRATINI 222 ANOS DE LUTA E HISTÓRIA

JOÃO MANOEL RIBEIRO FERREIRA, Professor, Escritor e Pesquisador, trabalha na Biblioteca Pública Municipal Dr. Joaquim Vieira da Cunha de Piratini, falou ao Clic, sobre os 222 anos de Piratini.
Perguntado sobre o que representa ser piratiniense e morar em Piratini, respondeu que é com muito orgulho que vive essa circunstância que para ele tem uma importância não só pelo gosto da história. “Eu  nasci no lugar certo, até pelos meus princípios, pela educação que tive, pelo amor, pelo afeto, pelas pessoas que aqui moram.” Observa, porém, que a história riquíssima de Piratini não é relatada como deve ser. De sua parte, procura fazer de tudo para manter essa condição. “Aqui, na Biblioteca me sinto muito bem neste trabalho. Ser piratiniense me  basta para exercer este patriotismo. Pretendo seguir morando e morrer aqui. Pretendo ainda caminhar muito por aqui, mesmo depois de ter passado para o outro lado.”    Sobre o sentimento primeiro sobre os 222 anos de aniversário de Piratini, o Professor João Manoel destaca que Piratini merece todas as homenagens. “Tudo o que pudermos fazer será pouco diante da grandiosidade que esta terra representa. Deve ser celebrada com muita responsabilidade, com muito amor. Piratini sempre será a ETERNA CAPITAL FARROUPILHA, mudam os governos, mas a nossa história não muda.” Conclui “Ao se abrir as janelas dos casarões históricos ouvem-se a história, o ritmo dos guerreiros”.
O povo valoriza a história de PIRATINI?
“Penso que cada um, na sua limitação, tem muito orgulho por Piratini. As pessoas não amam aquilo que não conhecem”.O papel das escolas e das bibliotecas é fundamental para que os alunos conheçam os valores de sua terra, que os professores busquem o conhecimento sobre Piratini para que seja transmitido corretamente aos estudantes antes, para que se consiga preservar os valores culturais de nossa terra. Que as bibliotecas sejam renovadas com boa qualidade, que se valorize a literatura rio-grandense, os escritores regionais e locais, que se incentivem as crianças e jovens a criarem obras sobre sua cultura.  “Sobre o que se chama “modernismo”, distorções sobre a música regional, a escola é sempre importante no fortalecimento da cultura de nosso povo. Em 1947, foi necessário que se fizesse uma revolução cultural para se dar um basta aos modismos que assombravam a cultura rio-grandense. Não fico tranqüilo quando ligo o rádio ouço músicas que destoam de nossa cultura local. A música tem uma força muito grande, é algo que toca fundo. Acho que os meios de comunicação deveriam trabalhar mais para fortalecer nossa cultura”. A Semana da Cultura de Piratini homenageia o seu sobrinho Leonardo Ferreira Dutra. Qual o seu sentimento sobre essa homenagem?   “É meu sobrinho mais velho, muito esperado. Temos muito orgulho de ter um cidadão piratiniense do seu porte, primeiro doutor de Piratini. É um sobrinho muito afetuoso, apesar de ter uma importante formação. Sempre é muito humilde, chega em casa de todos, sem distinguir ninguém. Valoriza muito a família e merece esta homenagem”.

terça-feira, 5 de julho de 2011

CARRETA TOMBA, FELIZMENTE APENAS DANOS MATERIAIS


Terça feira (5) por volta das 13 horas uma carreta carregada de madeira, que trafegava em direção a cidade tombou três km entre a vila do Cancelão e Piratini, a carga de madeira havia sido carregada nas madeireira do  4° distrito  e seguia pela estrada de chão que da acesso a RS, uma curva fechada associada a velocidade não  compatível deve ter contribuído para o acidente no caminhão trator apenas o motorista era ocupante e resultou com escoriações. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar; e a estrada liberada por volta das 14 horas.

BUEIROS (boca de lobo) OFERECEM PERIGOS A PEDESTRES

Em alguns pontos da cidade existem bueiros, boca de lobo, abertos sem nenhuma proteção ou com grades deficitárias, colocando em risco a vida de pedestres, já falamos em outras oportunidades das proximidades da escola Ruy Ramos, da Rua Sete de Junho e hoje mostramos a rua 1° de Maio que também tem intenso transito de pedestres, pois da acesso do bairro Getulio Vargas a Escola Ruy Ramos. Ali diariamente alunos de todas as faixas etárias se deslocam seja para a própria escola ou para outras, por certo  que alguém com menos atenção, uma pessoa idosa ou crianças pode sofrer sério acidente se por algum motivo distraidamente pisar sobre a grade de proteção do bueiro que encontra se com sérios problemas faltam ferros que tornam os espaços menores assim diminuindo o risco de acidente, espera se uma providencia por parte do órgão competente pela manutenção
  Fato que se não ocorrer em breve teremos noticias de acidentes no local, conforme pode ser visto na foto o local oferece risco a pedestres.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

UM CENTAURO CONTEMPORÂNEO

A imagem mitológica do gaúcho como centauro das coxilhas há muito clama por ser substituída. Um ser metade homem e metade cavalo não se adaptam a circunstâncias hodiernas, principalmente, ao cotidiano das cidades. Um cavalo precisa, por força de sua fisiologia, defecar o que já causa mais lixo, ainda que orgânico, e demanda mais serviços dos serviços de limpeza pública.Disse o vereador Juarez Farias ao defender o usso da bicicleta como meio alternativo de locomoção.
    "Por isso, defendo a idéia de que a metade cavalo do gaúcho deve ser substituída por uma bicicleta. O único inconveniente é quando a metade de cima usa poncho. Há alguns dias, devido ao frio intenso, eu, assumidamente centauro homem-bicicleta, estava a usar poncho enquanto pedalava. Por um infortúnio, parte do poncho trancou na roda traseira do veículo. Fui forçado a parar. E o pior: não conseguia arrastar-me para a calçada, eu estava literalmente fundido à bicicleta. Com muita força, consegui arrastar-me da via pública e, então, livrar todo o tecido". 
 Afora esses inconvenientes, um centauro metade homem e metade bicicleta são perfeitamente contemporâneos. Não elimina gás metano, não defeca, não requer cuidados devidos a um cavalo, enfim é literalmente ecológico, além de fugir ao estereótipo do monarca das coxilhas que se reduz ao ambiente nostálgico dos campos, declara o Professor, Radialista, Advogado e Vereador, preocupado com as causas ambientais e também defensor dos animais. 

domingo, 3 de julho de 2011

UM CLIC DE BELEZA



Nome: Pamela Vargas
Idade: 18 anos
Curso:  médio completo
O que mais gosta: sair, passear e trabalhar
Um sonho: fazer agronomia ou jornalismo
Cidade: Piratini

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ARTE É DESTAQUE

 A semana da cultura 2011 acontece de 30 de junho a 06 de julho tem o tema: a juventude e sua integração no município de Piratini, homenageado Ênnio de Jesus pinheiro Amaral e o patrono Leonardo Ferreira Dutra. Na abertura no Centro de Eventos Erni Pereira Alves um bom público compareceu na maioria alunos da rede escolar uma extensa programação esta acontecendo no município, oficinas de dança artes, atividades educacionais e esportivas; quem esteve  presente na cerimônia de abertura pode apreciar belíssimas pinturas são gravuras que retratam prédios e paisagens da Primeira Capital Faroupilha.